O TRABALHO DOS DIÁCONOS


Antes de qualquer trabalho que o diácono/diaconisa possa fazer, ele deve ser um crente. A primeira responsabilidade do diácono é a de ministrar e cuidar das pessoas da comunidade. Os “sete” foram selecionados na igreja primitiva quando havia uma necessidade definida dentro da congregação. As qualificações enumeradas em I Timóteo não deixam qualquer dúvida de que a principal responsabilidade dos diáconos era a de zelar pelo bem-estar do povo.

Naturalmente, isto envolve visitação e cuidado aos doentes, necessitados e aos menos favorecidos. Envolve atos de beneficência e cuidado geral para com o povo, tanto de dentro como de fora da igreja.

Os diáconos têm costumeiramente colaborado no culto publico. Eles precisam compreender o conteúdo e o significado de sua fé. Uma vez que seus deveres são definidos de maneira diferente pelas diversas congregações, eles costumam prestar assistência nos cultos. Às vezes, dirigem reuniões de oração, saúdam a congregação e cuidam dos assuntos relativos ao patrimônio e às necessidades espirituais. Eles ajudam na Ceia do Senhor e às vezes nos batismos. Eles sempre compartilham da responsabilidade de ensinar e treinar os outros membros da igreja para adoração e serviço. Espera-se sempre dos diáconos que estes usem todas as oportunidades que lês surjam, para testemunhar aos outros.

As escrituras dizem: “Se alguém deseja o episcopado, excelente obra desejada”. (I Timóteo 3:1). Também poderia ser dito: “Se alguém se candidata ao cargo de diácono, está escolhendo uma nobre tarefa ”.

É uma honra atuar como diácono/diaconisa em uma igreja. Tal ofício possui dignidade e profundo significado. Os homens e mulheres que não tiverem qualificados para servir como diáconos/diaconisas, não precisam se sentir inferiorizados ao ponto de não desejar atuar em outras funções dentro da igreja. Entretanto, deve ser encontrada uma maneira de preservar a dignidade das funções de bispo e diácono, de modo que estes continuem a inspirar respeito e confiança na Igreja Cristã.


Que Deus nos abençoe.
Compilado por Dc. Ivan Roberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário