O POLITICO QUE O BRASIL PRECISA

Aproximamo-nos de mais um pleito. A campanha está nas ruas. Há uma histeria na disputa. As bandeiras são levantadas, menos a do Brasil. Nesta época, ‘milagres’ acontecem num abrir e fechar d’olhos. A troca de favores se torna mais evidente. Para muitos, a vida é uma simples troca e um jogo de interesses. Vota-se em quem oferece mais vantagens. Não há uma consciência politica amadurecida. O povo, de um modo geral, não está politizado. Infelizmente o padrão de aferição é a capacidade de encher o estômago ou outro prazer qualquer. Há moedas de troca que envergonham aqueles que amam o Brasil.

Precisamos estabelecer a diferença entre politica e politicagem. Esta se faz com base na filosofia do ‘toma lá, dá cá’. É quando os políticos estão mais preocupados em beneficiarem a si mesmos e os seus familiares. Não há meritocracia. É a feira dos favorecimentos dos compadres. É um tempo de muitos benefícios para os companheiros de partido. Um movimento financeiro estrondoso. É a pratica do caixa dois, tão recorrente neste país. É o dinheiro suado da população que some no meio do caminho. Sabemos que algumas necessidades do povo são planejadas para este período eletivo, principalmente pelos que estão no poder. Tudo pode acontecer para o benefício das pessoas desde que elas se comprometam a votar naqueles que as favorecem.

A política, cujo significado é ‘o governo da cidade’ está voltada para os cidadãos que pagam os impostos, que investem para o seu desenvolvimento nas diversas áreas. A politica se desenvolve com base nas convicções profundas do que seja o Estado e o governo. Não há confusão nesta relação entre o permanente (Estado) e o transitório (governo). Há encontros com a comunidade para o planejamento sustentável. Todos participam da definição do elenco de necessidades e estabelecem as prioridades, trabalhando com seriedade visando a sua execução. É o trabalho exaustivo que beneficia a todos. É a construção de um país sério, comprometido com a ética, a sustentabilidade, a educação e a inclusão social. Os políticos sérios não admitem a miséria.

Na politica, os eleitos estão conscientes dos seus privilégios e deveres, sendo avaliados pela população que os elegeu. Se eles estão trabalhando, suando a camisa, pela comunidade. O povo não deve ser massa de manobra, mas deve estar comprometido com politicas publicas de desenvolvimento. A população séria não se deixa levar por promessas inócuas. Politica significa a participação de todos no esforço de cada um. Engajamento no governo que converge para o bem de todos. Na politica, o povo fiscaliza de forma inteligente e responsável. Num governo serio, as licitações são limpas, corretas e sem conchavos, sem favorecimentos. Os corruptos são exemplarmente punidos.

O politico que o Brasil precisa há de sair da sua comunidade, a partir de serviços prestados com zelo e paixão pelo seu povo, pelo seu país. Ele deve estudar, cursar disciplinas que têm a ver com o seu trabalho de liderança na área politica. Ele deve ter, no mínimo, o segundo grau. Cursar a Escola de Politica (que deve ser implementada neste país), cujas matérias devem ser a ética, orçamento, responsabilidade fiscal, politicas publicas, lei orgânica do município, saneamento, recursos humanos, administração publica, politicas sociais, teoria politica, sustentabilidade, etc. No seu perfil, deve ser um vocacionado para a politica, zeloso, temente a Deus, integro, comunicativo, empático e simpático, entre outros. Sonho em ver o meu país – desde o poder municipal ao poder federal – sendo administrado por pessoas éticas e competentes na administração pública. Sonho em ver políticos que não aceitam propina, caixa dois e outros elementos da corrupção. Que zelam pela Constituição do Brasil. Homens e mulheres íntegros a toda a prova e dispostos a morrerem de coerência. Que Deus, nosso Pai, abençoe este País tão rico, lindíssimo e acolhedor. País de um povo sério, comprometido com a gestão eficiente, econômico, limpo, zeloso, íntegro e trabalhador. É o Brasil do Hoje, de cada dia. Um país de vanguarda. Que cada politico que o Brasil precisa o ajude a ser uma nação mais justa, solidária e comprometida com a verdade e um exemplo para outras nações.


Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ
pitzerjacob@gmail.com

http//:www.adiberj.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário